quinta-feira, 28 de junho de 2012


Prezados coordenadores do Grupo de Apoio!
Convidamos a todos para revisitarem o Blog e postarem seus comentários, pois as discussões aqui contidas serão objeto de estudo para o próximo encontro do Grupo de Apoio.
Antes de fazerem uma postagem, leiam os comentários dos colegas para que seu texto estabeleça um diálogo com eles. Algumas reflexões ainda se fazem necessárias para que possamos aprofundar a temática da Autoavaliação na perspectiva da Avaliação Formativa:
·         Relação de Autoavaliação com a nota (notação)
·         Relação da Autoavaliação com o feedback, produção do alunos e os resultados de sua aprendizagem.
Bom trabalho!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Diálogos sobre Avaliação da Aprendizagem

O projeto Diálogos sobre a Avaliação da Aprendizagem nasce da premissa de que a construção de uma cultura avaliativa requer um processo formativo, alicerçado na reflexão sobre a prática e ancorado nas teorias produzidas sobre o assunto. Atrelados ao processo formativo, os resultados não podem deixar de serem documentados. Pretende-se que o produto desse processo seja a elaboração de um documento orientador das práticas avaliativas, cujo propósito é “traduzir” a concepção de Avaliação da Aprendizagem da rede escolar SESI-SP, por meio de modelos de práticas avaliativas e procedimentos que subsidiem o fazer pedagógico.
Para o desenvolvimento desse projeto, a Gerência de Avaliação Educacional contará com um grupo de apoio, constituído por 20 coordenadores pedagógicos, que atuarão como mediadores entre a equipe responsável por coordenar o processo de elaboração do documento Diálogos sobre a Avaliação da Aprendizagem e os demais coordenadores pedagógicos da rede SESI-SP.  
Realizamos dois Encontros com o Grupo de Apoio e um Encontro Regional.
Foi acordado no último encontro com o grupo de apoio, realizado em 22 e 23 de maio de 2012, a postagem de textos para subsidiar a discussões sobre autoavaliação.

Estamos postando dois textos sobre Autoavaliação:
·         A Centralidade da Autoavaliação do livro Virando a escola do avesso por meio da avaliação de Benigna Maria de Freitas Villas Boas, Editora Papirus 2ª Ed. 2009.
·         Autoavaliação como ajudar seus alunos neste processo. NOVA ESCOLA Edição 230, MARÇO 2010 site Fonte http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/autoavaliacao-como-ajudar-seus-alunos-nesse-processo-planejamento-538875.shtml?page=

Solicitamos que leiam os textos e postem suas reflexões a partir do roteiro de estudo abaixo, até 15/06.
Cada um dos coordenadores do Grupo de Apoio deverá postar em "comentários" suas reflexões, representações, dúvidas, esclarecimentos, sugestões ..., a partir dos textos lidos. Lembramos que os "comentários" são acessíveis a todos que acessarem ao Blog e, portanto, sempre que possível, busquemos interagir com as temáticas considerando as reflexões existentes.

Roteiro de reflexão destes textos sobre Autoavaliação, a saber:
·       Conceito de autoavaliação
·       Relação da autoavaliação e aprendizagem.
·       O papel do professor e do aluno.
·       A relação entre professor e aluno.
·       Os aspectos da autoavaliação: “a regulação da ação da aprendizagem e a metacognição”.